Juventude

É oficial.. hoje é o último dia da minha vida em que posso utilizar o cartão jovem. Não porque tenha atingido a idade máxima (isso já foi há uns meses ehehe) nem porque deixei de ser Jovem. Terminou mesmo a validade da última emissão possível. E que saudades ficarão deste fiel companheiro de descontos :)

Numa perspectiva mais "pragmático-depressiva", analisando também os cabelos brancos que começam a despontar, poderia mesmo questionar-me se isto não será o princípio do fim.. o dia do juízo final na minha era de juventude. Mas como o estatuto de "Jovem" é díspar em Portugal (basta pensar que se é Jovem agricultor até pelo menos aos 40 anos) torna-se para mim claro que ainda me faltam uns anitos até atingir o patamar seguinte.

Firme que está a minha condição de Jovem (yupi!!) e fruto da minha sensibilidade para esta questão no dia de hoje, tenho que manifestar aqui o meu protesto por aquilo que considero um abuso.

Passo a explicar..

No início de qualquer pré-campanha eleitoral, logo após a apresentação de um determinado candidato é apresentado o seu mandatário para a Juventude. Pode não existir mais nenhum mandatário, ou pode não ser divulgado, mas o mandatário para a Juventude assume sempre um lugar de destaque, o estatuto de primeiro, de principal.



Ora nesta óptica poderá ser legítimo expectar que este "sinal" se venha a converter numa prioridade após o sufrágio. E é aqui mesmo que surge a minha indignação.. pois em NENHUM mandato que conheça, a Juventude e as políticas de Juventude foram assumidas como prioritárias.
Penso mesmo que seria mais honesto nomear mandatários para o urbanismo e construção civil, mandatário para os lobbies, mandatário para a comunicação social..

Ou será que o interesse (verdadeiro e prioritário) pela Juventude se esgota no agitar de bandeirinhas e passeios em caravana durante a campanha eleitoral, no "bonito" que é ver um político de 80 anos pseudo-rejuvenescer por diariamente procurar aparecer rodeado de Jovens (assim de repente nem estou a ver quem possa ser..) e filmes afins?

Ainda nem começou a campanha eleitoral e este abuso já me está a irritar veementemente..

Amiguinhos, abram a pestana! Participem, envolvam-se, discutam.. mas o jogo a valer é quando os mandatos começam. Aí sim é crucial discutir, opinar, participar nas decisões e defender os interesses dos Jovens. Aí sim devem levatar bem alto as "bandeiras" e fazer todo o barulho.
Cuidem-se..

btw - não é preciso inventar tudo. Podem sempre consultar o Livro Branco para as Políticas de Juventude da União Europeia que "aconselha" sobre as linhas de orientação estratégica na definição destas políticas.

1 comentários:

Biscoita 02/12/05, 01:07  

Esse grande canhenho que resume as linhas de orientação estratégica...!

Acho que a primeira exigência a ser feita aos mandatários para a junventude dos vários candidatos deverá estar relacionada com o prorrogamento da idade limite para a obtenção do cartão jovem!
Ao fim e ao cabo, se eu tiver 39 anos e plantar tomates, sou uma jovem agricultora. Porque é que, no mesmo dia, não poderei ir comer um Super Menú MacDonald`s pelo preço de um Menú normal...?

E esta, hein?! :p

Search