Confiança

"A maior parte da nossa confiança nos outros é frequentes vezes constituída de preguiça, egoísmo e vaidade: preguiça quando, para não investigar, vigiar e agir, preferimos confiar em outrém; egoísmo quando a necessidade de falar das nossas coisas nos leva a confidenciar-lhes algo; vaidade quando uma coisa nos torna orgulhosos. No entanto, exigimos que se honre a nossa confiança.

Por outro lado, nunca deveríamos irritar-nos com a desconfiança, pois nela reside um elogio à probidade, ou seja, é a admissão sincera da sua extrema raridade que faz com que entre no rol das coisas de cuja existência duvidamos."

Arthur Schopenhauer, in 'Aforismos para a Sabedoria de Vida'

5 comentários:

}Merlin{ 13/10/05, 11:21  

"A verdade têm sempre dois rostos, o de quem a diz e o de quem a houve."

João Leandro 13/10/2005 - 11:15

"A confiança conquista-se com um tempo e perde-se num momento"

João Leandro 13/10/2005 - 11:17

Anónimo 13/10/05, 23:10  

Eu diria que tem 3 rostos: o de quem a vive, o de quem a diz e o de quem a ouve.

Mas isto sou só eu... =)

Biscoita 18/10/05, 01:55  

Discordo...
A verdade é una, as interpretações é que claramente variam. Infelizmente todos temos ocasionalmente por hábito (e eventualmente natureza...) transformar opiniões e interpretações em verdades. E os efeitos que daí advêm são de extremos, ou de júbilo, ou de devastação...
Logo, concordo quanto à prudência aquando do seu uso, não da verdade, mas das inúmeras interpretações.

}Merlin{ 18/10/05, 14:39  

Eh pá ... tava agora aqui a reler o meu post ...

Alguém é capaz de me corrigir a bacorada que eu dei ... LOL

"houve" ...com "H" ... onde é que eu tava com a cabeça ?

LOL ...

Quanto à verdade ... pergunto o que é isso da "verdade una" e quem é que a conhece?

Tudo aquilo que sabemos e conhecemos é fruto de opiniões e de interpretações...

Para mim, a verdade una, não existe. É algo tão inalcançável como a perfeição. Todos a procuram, mas ninguém a encontra...

Rivera 13/11/05, 09:39  

Está muito giro este texto, realmente nunca tinha visto as coisas por este lado... realmente por trás da confiança podem-se esconder muitas mais coisas...

Search