Ho! Ho! ho...

Nesta época natalícia, toda a gente recebe o típico boxer/cueca, o pijama e claro.. a meinha. Também fui contemplado.

Mas ele há coisas que não lembram ao diabo..


Sacanagem .. :p

O papel! Qual papel!?

Área prioritária: Mudar de Casa
...
Objectivo Específico1: Ter os dados actualizados em todas as instituições/empresas onde tenha registos pessoais
...
Acçãon: Actualizar morada nas contas da Caixa Geral de Depósitos (CGD)
...

Capítulo I
Aceder ao serviço de home banking e actualizar a morada.

Fatal error - o serviço não dispõe de uma opção para actualização dos dados do cliente.

/me pensa: se tudo funciona sobre bases de dados on-line, porque raio é que uma operação tão simples quanto alterar um dado pessoal - morada - não pode ser logo feita pelo cliente, poupando tempo e recursos humanos à empresa?? Se o sistema é seguro para transacções financeiras, não será também seguro para.. mudar uma morada!?

Grau de irritação: nível VERDE

Capítulo II
Perder meia hora e dirigir-me à agência mais próxima de casa/menos concorrida.

Fatal error - Não basta informar qual a nova morada para o bancário actualizar na base de dados. Tem que preencher um formulário A4 de 2 folhas e fazer-se acompanhar de um comprovativo de residência. Mais.. tem que ir à agência de domicílo das suas contas para efectuar a alteração.

/me pensa: Fdx! Um form de 2 folhas?? Um comprovativo de residência?? (Até para mudar o BI e a carta de condução que são documentos realmente mais "credíveis" que uma conta no banco, ninguém me pediu comprovativo de residência algum!) Se têm agências e se estão todas ligadas por uma rede de dados, porque é que não hei-de poder fazer uma alteração tão simples em qualquer uma delas?

Grau de irritação: nível AMARELO

Capítulo III
Preencher form. Perder mais uma hora e dirigir-me à agência de domicílio das contas.

Fatal error - Comprovativo de morada.. tem de ser uma factura (electricidade, gás, TvCabo, telefone..). A carta de condução, emitida pela DGV, um documento oficial com a morada completa, não serve. Tem que se dirigir à Junta de Freguesia e solicitar um comprovativo de residência para apresentar. Já agora traga também o cartão de estudante para comprovarmos a sua actividade profissional.

/me pensa: Porque é que um documento oficial como a carta de condução não serve? Será que os srs da DGV são relaxados e aceitam uma morada qualquer fantasma para depois enviarem as multas? Não creio.. Será que o comprovativo da Junta de Freguesia que é escrito à mão e como tal de "robustez anti fraude" mínima, com base na morada que EU declarei, vale mais do que a carta de condução? Ou será que os srs da CGD pensam que os srs da Junta de Freguesia vão enviar um colaborador cá a casa para saber se é mesmo aqui que eu moro?

Afinal qual é a importância da morada, ou qual a tão grande necessidade de pseudo-aferir a sua veracidade? É para não se enganarem quando tiverem que mandar cartas a dizer que lhes devo dinheiro?? Não me dão nenhum dinheiro para além dos milhares de.. cêntimos que lá depositei. Pensando bem, em 26 anos de cliente a única correspondência que recebi do banco foram os cartões de débito. Mas isso é acima de tudo do meu interesse.. Defraudar-me-ia? A mim próprio??

Grau de irritação: LARANJA a roçar o VERMELHO..

Capítulo IV
%&/#$#!"%&((/&%%$!!!!!! Dirigir-me à Junta de Freguesia e solicitar comprovativo de residência.

Fatal error - Porta fechada. Aviso: Informam-se todos os interessados que por motivo de adesão dos funcionários à greve da administração local, os serviços da junta de freguesia se encontram encerrados nos dias 13 e 14 de Dezembro.

/me pensa: Lei de Murphy rules.. "$%&amp;amp;=!*<+&"%>( *10E999999!!!!

Grau de irritação: VERMELHÍSSIMO!!
...

Ouço constantemente que o nosso país é pequeno. Que não avança porque o mercado é pequeno. Que os investidores e os intelectuais fogem do país.. Amigos, pequeno é o tamanho da inteligência e do espírito de muitos concidadãos, com especial destaque daqueles que têm a missão de pensar as teias burocráticas e os nossos serviços.

Sou "paper-work friendly" no sentido em que compreendo e lido bem com a necessidade de alguns procedimentos administrativos indispensáveis à transparência e bom funcionamento geral. Mas os processos burocráticos não podem exceder o mínimo indispensável para garantir a segurança e funcionalidade. O bom senso é indispensável na gestão de uma sociedade com cada vez mais informação/dados a circular.

Bom senso, procura-se..

..Cenas dos próximos capítulos
*Escrever uma carta ao departamento de qualidade do banco
*Guardar o dinheiro debaixo do colchão

btw - perdoe-me quem leu o último post. Apenas mais tarde percebi que era um excerto de Margarida Rebelo Pinto. Tratou-se de uma acção irreflectida e inconsequente. Prometo que não repetirei a blasfémia de reproduzir aqui qualquer matéria fecal regurgitada pela dita autora. Shame on me! 20 chibatadas..


Confesso, sou um daqueles benfiquistas que pouca atenção dá aos jogos quando o glorioso passa por ciclos de desempenho mais fracos (vá batam no homem..). Eventualmente identifico o futebol cada vez mais como um negócio e menos como uma actividade movida pela paixão. Daí ser mais natural desinteressar-me quando as coisas não correm tão bem.

Mas deste fim de semana há dois aspectos a reter: o glorioso venceu contra a maioria das expectativas e mesmo das probabilidades, e o Mantorras voltou a marcar (e a ser decisivo!). Mais, a paixão e emoção que o mangolé transpira é tão invulgar quanto contagiante!!

Deixem jogar o Mantorras :p

Search